Zica Stockmans: a arte da resistência
Atriz e empresária, ela mantém uma companhia de teatro há quase 30 anos, na Serra, e é um dos grandes nomes das artes no RS
Viver de arte, no Brasi, nunca foi fácil. Os artistas sempre disseram isso. Ela ouviu atentamente, entendeu. Tomou fôlego e insistiu. Quem disse que queria facilidades?! Zica Stockmans suou muito, nos palcos e fora deles. Resistiu. E há mais de três décadas faz da arte instrumento de transformação.
Professora, atriz, produtora cultural, empresária. Mulher de muitas frentes. A companhia Tem Gente Teatrando, fundada por Zica, vai completar 30 anos, em 2019. A empresa é especializada na formação de atores. “O grande prazer é dar uma paradinha no caminho e olhar para trás. Dá uma sensação de que consegui chegar a algum lugar. Era tão improvável, tanto boicote. Escolher trabalhar com arte... Uma mulher (tomar esse destino). Era boicote acumulado”, relembra.
Zica saiu de Nova Prata, onde nasceu, aos 17 anos. Tinha acabado de concluir o Magistério e mudou para Caxias do Sul para fazer a faculdade de Artes. Logo que chegou, recebeu convite para participar de um grupo de teatro. Aceitou. E a paixão foi impactante. Avassaladora. De lá para cá, a atriz estrelou dezenas de espetáculos e produziu muitos outros. Criatividade sempre foi o forte!
Hoje, o nome de Zica Stockmans está na lista dos grandes artistas gaúchos. Ao longo do tempo, ela encontrou equilíbrio: especializou-se na subjetividade das artes e na objetividade dos negócios. Em épocas de espetáculos e mostras de teatro, a Tem Gente Teatrando chega a empregar cerca de 50 pessoas, direta e indiretamente. Há quase 10 anos, Zica está em cartaz com o espetáculo “Memórias de uma solteirona”, aclamado pela crítica e pelo público.
Para ela, arte é necessidade básica. “Para que o nosso lado humano sobreviva. Senão, não vai sobrar nada. E aí a nossa existência não vai valer a pena”. Resistência é palavra que não sai do dicionário. “É um grande momento de união entre os artistas. Nós precisamos manter o espaço que foi conquistado. Resistência e união valem muito!”, diz, com um sorriso no rosto.
Acesse o podcast ao lado e conheça mais histórias de Zica Stockmans, entrevistada do programa Conectado Perfil desse sábado (07).
Comentários