Temática Painel: governos x mídia
Segundo um levantamento realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), desde que assumiu a presidência até o dia 31 de outubro deste ano, Jair Bolsonaro fez 99 declarações vistas como ataques a jornalistas (11 ocorrências) e descredibilização da imprensa (88 ocorrências). Além dele, o vice-presidente Hamilton Mourão e ministros também usaram a rede social para atacar ou rebater reportagens.
Mas o ataque à imprensa não é exclusividade do Governo Federal, também ocorre em outras instâncias do poder, como em governos estaduais e municipais, além de outros países como nos Estados Unidos.
Para refletir sobre essa relação dos governos com a mídia, o programa Temática Painel desta segunda-feira (04) contou com a participação dos seguintes convidados:
- Sociólogo; professor do curso de Sociologia e do mestrado de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul: João Inácio Pires Lucas;
- Professora do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul: Marlene Branca Sólio (por telefone);
- Ex-assessor do governo José Ivo Sartori na Prefeitura de Caxias do Sul, da Secretariada Saúde de Caxias no governo Alceu Barbosa Velho e da Secretaria de Planejamento do Estado durante o governo Sartori: Gustavo Rech;
Comentários