Metade das escolas brasileiras não têm parquinho
Saiba o que as escolas podem fazer para compensar a falta de estrutura
Segundo o Censo Escolar 2016, 41,3% das creches brasileiras não têm parquinho. Este número é ainda maior - 58,4% - se considerarmos colégios com pré-escola. Para contornar a falta de estrutura, pedagogos e gestores escolares precisam planejar a Educação Infantil considerando que momentos vivenciados em espaços externos à sala de aula sempre oferecem infinitas possibilidades.
A pedagoga Franciane Labatut, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Positivo Júnior, reforça a relação entre o brincar e o aprendizado.
Se, de um lado, a ausência de parquinhos nas escolas contraria a orientação de especialistas, de outro, pode ser explicada por meio de números. Uma pesquisa realizada em dez países, entre 2016 e 2017, ouviu 12 mil pessoas e atestou que 51% dos pais brasileiros consideram os trabalhos escolares mais importantes do que o brincar para o desenvolvimento das crianças. Conforme Franciane, as famílias, por vezes, não compreendem o brincar como uma ação pedagógica fundamental para o aprendizado e, posteriormente, para a alfabetização. Cabe à escola propor espaços de formação para os pais, mostrando pesquisas, ações e resultados a partir do brincar.
Confira a entrevista completa que foi ao ar no programa Tua Essência desta sexta-feira.
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