Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lideranças de Caxias do Sul criticam adiamento da Festa da Uva

por Ronaldo Velho Bueno

Ex-presidente Edson Néspolo diz que decisão é “um grande retrocesso”

Foto: Antônio Lorenzett/Divulgação

O adiamento da Festa da Uva para 2019 divide opiniões em Caxias do Sul. Por um lado, o argumento da administração municipal de que o momento econômico exige contenção de investimentos. Em contrapartida, o cálculo de que o cancelamento será ainda mais prejudicial à economia da região, além dos impactos culturais.

O presidente da Festa da Uva nas edições 2014 e 2016 considera que a decisão é um retrocesso. Edson Néspolo avalia que a postura do novo governo vai na contramão de municípios vizinhos, como Gramado e Bento Gonçalves, que mantém os investimentos na áreas da cultura e do turismo.

A opinião é compartilhada pelo presidente do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), João Leidens. O empresário projeta perdas para hotéis e restaurantes de Caxias e região. Segundo Leidens, outros setores da economia também serão atingidos.

O setor lojista também discorda do adiamento da Festa da Uva. O presidente da CDL Caxias, Ivonei Pioner, diz que todos perdem com a decisão, mas reafirma apoio dos comerciantes na organização da Festa em 2019.

Ao longo de quase nove décadas de história, a Festa da Uva só deixou de ser realizada durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1938, às vésperas do conflito, a festa acabou sendo cancelada e retornou apenas em 1950. Mais tarde, na década de 90, a edição programada para 1993 foi transferida para o ano seguinte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais