Estudante de Vacaria conquista medalha de ouro em competição de Mecatrônica
Lucas é natural de Vacaria e atualmente mora em Caxias do Sul
Foto: RD Fátima
A dupla Gustavo Andreola e Lucas Tochetto (Mecatrônica) e Murilo Antunes da Silva (Tecnologia em Mídia Impressa) do Senai do Rio Grande do Sul conquistaram o ouro em suas ocupações na Worldskills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Andrei Chiesa levou a prata em Joalheria. Os gaúchos integraram a delegação brasileira que levou sete ouros, cinco pratas e três bronzes, além de 26 certificados de excelência. Eles competiram com 1,2 mil jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. A competição internacional de profissões técnicas ocorre a cada dois anos em um país diferente. Além do SENAI, integraram a delegação brasileira cinco alunos do Senac.
Lucas Tochetto, 21 anos, é natural de Vacaria. Frequentou o Ensino Fundamental na escola Jardim América e o Médio no Irmão Getúlio. Ele conta que foi aluno da primeira turma do curso de Assistente Administrativo da unidade do SENAI em Vacaria. Depois ao conhecer a estrutura em Caxias decidiu se transferir pra lá e cursar Mecatrônica. Foi selecionado para a Olímpiada nacional e depois para o mundial. Ficou quase um ano treinando com seu companheiro de dupla em Brasília e uma semana no Japão. Agora pretende fazer vestibular para Engenharia e cursar inglês.
O Técnico em Mecatrônica integra engenharia, tecnologia da informação, eletrônica e mecânica para possibilitar o desenvolvimento de produtos inteligentes, sistemas mecânicos controlados por computador e sistemas robotizados.
Comentários