Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto vai oferecer duas refeições por turno a alunos de 16 escolas municipais de Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Ação Prato Saudável, idealizada pela Prefeitura de Caxias, inicia a partir de março

Foto: Elisabete Bianchi/Divulgação

Uma ação idealizada pela Prefeitura de Caxias do Sul vai fornecer duas refeições por turno para estudantes da rede municipal a partir de 1º de março. O projeto Prato Saudável vai atender aproximadamente 6 mil estudantes do pré ao 9º ano de 16 escolas administradas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). Todos os dias, de segunda a sexta-feira, cada turno das instituições receberá duas refeições – pela manhã, café e almoço; pela tarde, almoço e lanche.

O Prato Saudável atenderá inicialmente as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Governador Leonel Brizola, Machado de Assis, Atiliano Pinguelo, Paulo Freire, Ruben Bento Alves, Basílio Tcacenco, São Vicente, Villa Lobos, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Américo Ribeiro Mendes, Zélia Rodrigues Furtado, Senador Teotônio Vilela, Vereador Marcial Pisoni, Afonso Secco e Dezenove de Abril. No total, a pasta da Educação desembolsou R$ 1,4 milhão para conseguir realizar a iniciativa.

De acordo com informações do Município, com ampliação superior a 11%, o aporte do Município em alimentação escolar por meio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) chegará a aproximadamente R$ 13,5 milhões por ano. Além disso, em, pelo menos, metade das escolas haverá necessidade de reforço na equipe de cozinha, a fim de dar conta do novo cardápio (a quantidade será definida a partir do quadro de pessoal de cada instituição). Ou seja, até novos postos de trabalho serão gerados diretamente pela iniciativa da Prefeitura.

Para direcionar o atendimento, foram usados como critérios o percentual de estudantes de famílias inseridas no Cadastro Único (30% ou mais); a estrutura física e a disponibilidade de espaço na escola – cozinha e refeitório em condições de atender o número de estudantes – de modo a comportar as duas refeições por turno; e os recursos financeiros disponíveis no orçamento – mais alimentos e pessoal para o preparo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais