Prefeitura e entidades empresariais se reúnem para tratar do sistema educacional de Caxias do Sul
Encontro teve da Secretaria Municipal de Educação (Smed), MobiCaxias, CIC Caxias e a Universidade de Caxias do Sul (UCS)
A educação foi pauta em uma reunião nesta semana entre o grupo Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Foram apresentadas as ações realizadas e planejadas pela pasta, além dos desafios da categoria para este ano. O encontro teve a presença do presidente da MobiCaxias, Carlos Zignani, o diretor-executivo da entidade, Rogério Rodrigues e a titular da Smed, Sandra Negrini. Participaram também o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, e o diretor-executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Gelson Dalberto.
Para a Tua Rádio São Francisco, Rodrigues conta que a Agenda 2020 do MobiCaxias foi debatida, com foco no setor educacional. Ele ressalta que a Smed apresentou que atua na construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. A proposta construiria metas complementar ações para garantir o direito das crianças, por meio da articulação de diferentes setores do Município. E teria sido apresentada uma série de ações da Prefeitura para os problemas de infraestrutura das escolas municipais. A entidade acredita que a resposta da administração ao seu planejamento está convergente até o momento.
O diretor-executivo afirma que a parceria de instituições de ensino com entidades empresariais deixaria o sistema educacional caxiense mais forte. É citado, por exemplo, o Programa de Parceria Público-Privadas (PPPs), que teve lei municipal aprovada no final de 2020. Ele pede o apoio da comunidade para esta união entre os entes.
A próxima reunião do MobiCaxias com a Prefeitura está marcada para daqui 15 dias. A entidade realiza encontros quinzenais com o município para discutir a Agenda 2020, uma série de projetos entregue aos candidatos a prefeito durante as eleições. O programa abrange seis temas: educação, saúde, planejamento urbano, gestão pública, turismo e atração de investimentos.
Clique AQUI e confira a entrevista completa.
Comentários