Novo prédio da escola municipal Atiliano Pinguelo é entregue à comunidade após cinco anos, em Caxias
Novo espaço poderá abrigar 348 estudantes a partir de 2025
Uma demanda antiga dos moradores do bairro De Zorzi, em Caxias do Sul, foi entregue para a comunidade escolar após cinco anos. Nesta semana, foi realizada uma solenidade para a inauguração do novo prédio da escola municipal Atiliano Pinguelo, localizada na rua Madre Bárbara, nº 908. O espaço tem capacidade para 348 estudantes.
Em 2025, já está organizada para atender 12 turmas, divididas igualmente seis por turno, desde a educação infantil até o 5º ano e com capacidade para chegar até 14 turmas. Com a conclusão das obras da nova escola, a Prefeitura de Caxias alega que os alunos terão facilidade de deslocamento, além de uma economia aos cofres públicos aproximada de R$ 20 mil mensais só com a locação do prédio e outros R$ 32 mil em transporte escolar.
O prédio foi interditado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) para ser reformado, em 2019. Desde então, os alunos estavam tendo aulas no prédio do antigo Colégio Mutirão, bairro Lourdes, alugado pelo município para abrigar a escola. Passada a pandemia, dois períodos de chuvas intensas e a desistência da construtora vencedora da licitação, a obra do novo prédio começou efetivamente em 2023, pela Construtora JC Rossi, segunda colocada no certame.
O colégio foi inaugurado em outubro de 1990. Seu nome é em homenagem ao senhor Atiliano Pinguelo, doador das terras destinadas à construção do prédio.
Comentários