Escolas municipais passam por revisão dos planos pedagógicos
Baixar ÁudioA ideia é também estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
A secretaria municipal de Educação em parceria com o campus do IFRS está fazendo a revisão dos planos pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. Um dos objetivos é se adaptar o que está propondo a nova Base Nacional Comum Curricular. Esta revisão foi planejada em duas etapas neste ano de 2019. A primeira é feito um diagnóstico da realidade de cada escola envolvendo a comunidade na qual está inserida e ainda uma avaliação interna.
Na segunda etapa se dá a análise do projeto pedagógico em si com as alterações que foram sugeridas. A coordenadora pedagógica da SMED professora Silvana Longhi observa que a parceria com o campus do IFRS é para oferecer um assessoramento aos professores. Esta atividade de reformulação dos planos pedagógicos já teve início pelas escolas da sede do município. Ela ressalta que toda a comunidade escolar deverá participar desse processo de revisão do projeto pedagógico.
O diretor de ensino do campus do IFRS professor Adair Adams acrescenta que este trabalho na primeira etapa tem o papel de estabelecer uma discussão mais ampla, como por exemplo, qual o papel da escola na atualidade. Há um consenso que vivemos em uma sociedade do conhecimento. O professor Adair comenta que a partir dessa situação seria importante a escola debater o que seria relevante compartilhar com as novas gerações para que tenham uma inserção adequada no mundo presente.
Comentários