Aluna do CESURG desenvolve trabalho sobre autismo utilizando a técnica de storyboard
Hoje, quinta-feira, 02/04, é lembrado o Dia Mundial do Autismo
Foto: Reprodução/Google Imagens
Esta quinta-feira, 02/04, é o Dia Mundial do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas - ONU, ainda em 2007, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Neste sentido, uma aluna no curso de pós-graduação em Práticas Emergentes de Aprendizagem, oferecido pela Faculdade CESURG Marau, com a coordenação da professora Rose Grochot Gayeski.
Jamile Pissolatto Fabonato, pedagoga que atua com crianças autistas no seu local de trabalho, a APAE de Marau, conta que juntamente com a professora Fernanda Aparecida da Silva, que ministra a disciplina de storyboard e storytelling, teve a ideia de realizar um trabalho sobre o autismo. “Durante uma aula, a professora propôs como tarefa a elaboração de um storyboard para colocar em prática o conteúdo aprendido, sendo que utilizei o meu local de trabalho como parâmetro” afirma Jamile. Ela ressalta ainda, que espera que esse material possa divulgar mais informações sobre o tema e tornar a data ainda mais reflexiva.
A coordenadora do curso, Rose Grochot Gayeski, destaca que a intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação por meio de diferentes dispositivos móveis, em diferentes espaços, tempos e contextos, gerou e continua gerando mudanças sociais, culturais, familiares e educacionais. “O modelo de ensino mais conhecido e praticado por quase todas instituições de ensino é aquele em que o aluno não é o protagonista do processo, tudo aponta para a necessidade das instituições de ensino e dos professores estarem atentos a essas mudanças para transformar as suas aulas em experiências de aprendizagem mais vivas”.
Saiba mais sobre a ferramenta:
Storytelling é um termo em inglês. "story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, utilizando elementos específicos como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem, por meio de ferramentas disponíveis como voz, textos e música, precisando ter começo, meio e fim, baseado em técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível. Em sala de aula, a ferramenta auxilia na transmissão do conteúdo de forma mais interessante, gerando uma comunicação mais próxima com o aluno, porque ele se envolve com as histórias e além disso, permite interdisciplinaridade.
O storyboard é um guia visual que traz as principais cenas de um determinado conceito de forma rápida e objetiva, ou seja, uma espécie de história em quadrinhos que retrata, na íntegra, o conteúdo de um material audiovisual. Ao ser usado em sala de aula estimula a criatividade, a confiança e a criticidade. É uma forma de apresentar o conteúdo de maneira visual, na qual o aluno pode visualizar toda a história que está sendo contada a partir desenhos, colagens, fotografias ou qualquer outra técnica visual. Permite ao aluno ser protagonista, pois ele pode narrar aquilo que está observando nas imagens e o professor será o mediador desse processo.
Em resumo, storytelling é a arte de contar histórias e storyboard representa uma forma de criar narrativas por meio de ilustrações. Mas, ambos envolvem os sentimentos e as emoções dos nossos estudantes, podendo fazer a diferença nos processos de ensino e aprendizagem no atual cenário educacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Cesurg
Comentários