Caxias do Sul apresenta recuo no número de vagas de trabalho em junho
Cidade registrou o fechamento de 95 vagas no período
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho de junho de 2023. O documento apresenta os números do mês de referência para o Brasil, o Rio Grande do Sul e Caxias do Sul, elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério da Economia (ME).
O recente estudo indica que em Caxias do Sul houve fechamento de vagas com carteira assinada em junho, com saldo (diferença entre admissões e desligamentos) negativo de 95 empregos. No mês, o setor de serviços foi o que mais abriu postos de trabalho, com 125 vagas formais criadas. Já o setor da indústria se evidenciou pelo saldo negativo.
No acumulado do ano foram abertos 3,1 mil postos formais de trabalho, aumento de 1,97%, sendo a maioria dos empregos nos Serviços, que criou 1.516 vagas no período. Nos últimos 12 meses foram criados 3,9 mil empregos na cidade, os principais setores que induziram esse resultado foram a Indústria e os Serviços, que tiveram 1,8 mil e 1,9 mil novos vínculos formais, respectivamente.
Também de acordo com o relatório, o saldo de empregos formais criados no Brasil no período foi de mais de 157 mil vagas, um acréscimo de 0,36% postos de trabalho em comparação com o mês anterior - o maior número de contratações ocorreu no setor de serviços; e o Rio Grande do Sul teve saldo negativo de 211 postos de trabalho, com principal decréscimo na indústria.
Comentários