Consultor do Simecs afirma que indústria caxiense “parou de piorar”
O balanço da situação industrial dos primeiros três trimestres de 2016 indicam que o setor industrial de Caxias do Sul e região está vivendo a pior crise de sua história. Os resultados de janeiro a setembro na indústria caxiense mostram a continuidade do recuo nas vendas. O faturamento do setor caiu mais de 25% no somatório dos 12 meses. No acumulado do ano o recuo chega quase aos 21%. Segundo o Consultor de Planejamento do SIMECS, Rogério Gava, apesar desses resultados, pode-se afirmar que a situação “parou de piorar”.
De acordo com Gava, a situação política foi um dos grandes complicadores da economia. A sequência de escândalos ainda gera alguma insegurança dos investidores, por outro lado, o andamento das reformas políticas traz melhores perspectivas para o futuro. O consultor estima que 2017 possa ser um ano de crescimento, mesmo que pequeno, mas positivo.
No que tange o número de empregos, três mil vagas foram fechadas no período. Atualmente o setor industrial caxiense emprega em torno de 34 mil pessoas. Em 2011 o número chegou a 55 mil.
Comentários