Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Fechamento de empregos em Caxias 'não surpreende', avalia economista da CIC

por Ivan Sgarabotto

Município fechou mais de 14 mil postos de trabalho em 2015

O saldo de demissões em Caxias do Sul não surpreende os economistas. A avaliação é da professora Maria Carolina Gullo, que integra a Diretoria de Economia e Finanças da CIC de Caxias. Em 2015, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fechou 14.171 postos de trabalho. No Rio Grande do Sul, o resultado só não foi pior do que na capital Porto Alegre, onde quase 19 mil vagas de emprego foram perdidas.

Conforme Maria Carolina Gullo, o índice negativo do ano aponta para uma tendência de desindustrialização, tendo em vista que o pior saldo foi o da indústria, que fechou mais de 11 mil postos de trabalho em Caxias. (Acompanhe em áudios)

Sobre a política econômica do governo, Maria Caroina Gullo avalia que a manutenção da taxa de juros em patamar elevado não está sendo suficiente para controlar a inflação. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 14,25% ao ano. Em relação à taxa de inflação, a economista destaca que, neste ano, os produtos industrializados vão puxar o índice para cima, e não mais os alimentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais