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Pesquisa da CDL Caxias mostra que oscilações na temperatura prejudicam faturamento do comércio neste inverno

por Daniel Lucas Rodrigues

Levantamento da instituição ouviu 847 moradores de Caxias do Sul

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias

As temperaturas mais elevadas neste inverno em comparação à média histórica têm prejudicado o faturamento do comércio de Caxias do Sul com menor número de consumidores nos estabelecimentos. Pesquisa da CDL Caxias sobre o impacto do inverno na economia local revelou que 43,3% dos consumidores entrevistados afirmaram que as compras foram afetadas por estar menos frio.

Apesar da oscilação na temperatura provocar cautela na decisão de ir às compras, a boa notícia é que o ticket médio está sendo maior neste ano. Com cerca 4,4 itens adquiridos por pessoa na temporada, o investimento chega a R$ 668,35, apontado por 46% dos entrevistados como maior em relação ao ano passado.

Com pouco mais de um mês para o fim da estação, apenas 33,7% disseram que ainda comprarão algo neste inverno, enquanto 12% esperam a variação na temperatura para decidir. Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, enfatiza que alguns produtos são bem específicos do inverno. Para ele, o fato de fazer menos frio tem atrapalhado nas vendas e prejudicado o faturamento das lojas.

Dos moradores que ainda pretendem ir às compras ou já adquiriram nesta estação, 36,1% responderam que pretendem adquirir itens de vestuário e acessórios. Entre os principais produtos apontados para esse segmento estão as jaquetas (21,4%), calças e blusas térmicas (18,2%), além dos casacos (13,5%). Na sequência aparecem os calçados (18,2%), com a aquisição de botas (38%) e de chinelos e pantufas (25,8%).

Outros 12,4%, responderam que pretendem obter artigos do segmento de cama, mesa e banho, sendo que os cobertores (26,3%) e edredons (23%) estão no topo dos propósitos de compras. O setor de eletrodomésticos também desponta como intenção de 10,2% dos entrevistados, com os aquecedores na lista de principal pretensão de aquisição (48,2%).

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