Dirigentes do SIMECS discutem em Brasília demandas que preocupam o setor
O objetivo do encontro é apresentar algumas demandas que estão preocupando empresas do segmento metalmecânico de Caxias e região
Foto: Camilo Siqueira
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS Getulio Fonseca e o diretor executivo da entidade, Odacir Conte terão nesta quarta-feira, dia 16, em Brasília, audiência com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Armando Monteiro Neto.
Conforme Getulio Fonseca, o objetivo do encontro que será acompanhado pelo Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB) é apresentar algumas demandas que estão preocupando as 3.600 empresas do segmento metalmecânico de Caxias e região.
O dirigente do SIMECS espera que o governo aceite negociar a reabertura Programa de Recuperação Fiscal (Refis) por acreditar que a medida será capaz de reduzir o número de inadimplentes no País.
Getulio lembra que as muitas empresas metalúrgicas não estão mais conseguindo honrar seus compromissos fiscais em função da crise que assola o setor industrial. Fonseca disse que o cenário vivenciado no ano que passou evidenciou um retrocesso de quase 29% no faturamento em relação ao ano anterior.
A queda abrupta nas receitas se deu nos três setores básicos de nossa economia industrial local: automotivo, eletroeletrônico e metalmecânico. No automotivo, segmento de maior impacto econômico em nossa cidade e região, a queda no faturamento das empresas chegou a 32,82% a menos do que o mesmo período de 2015. Ou seja, um recuo de praticamente 1/3 nas receitas.
Comentários