Comércio de Caxias do Sul registra crescimento de 4,3% nas vendas de inverno em 2024, aponta CDL
Mesmo com desempenho positivo, amostragem da CDL aponta que muitos comerciantes não conseguiram aumentar as vendas em relação a 2023
Uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul mostra que as vendas de inverno subiram em relação ao ano passado na cidade. Houve um incremento de 4,3% e ticket médio de R$ 701,67 no período. Apesar do crescimento, a análise mostra que o desempenho dividiu opiniões dos lojistas caxienses.
Conforme a CDL, 46,2% afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor, 30,7% que foi igual e 23,1% pior. A amostragem ouviu empresários locais dos setores de vestuário, calçados, bebidas, alimentos, cama, mesa e banho. A maior procura por itens de inverno aconteceu em junho (24,5%), seguido pelos meses de maio (20,4%), julho (18,4%), agosto (14,3%) e setembro (8,2%).
Entre os motivos apontados por aqueles que avaliaram o resultado como positivo estiveram a boa quantidade de dias frios (30,3%), compras para doações aos atingidos pelas enchentes (28,5%), o investimento em marketing (17,6%) e a reputação e confiança na marca (14,7%). Quem não vendeu o esperado citou os poucos dias frios (37,5%) e as enchentes como empecilho para lucrar mais (33,3%).
Dos empresários que participaram da amostragem da CDL Caxias, 46,4% informaram que apesar da venda razoável promoveram liquidações para vender o estoque. Outros 21,5% disseram que pelo fato de terem sobrado muitas peças de inverno foi necessário realizar promoções. Uma outra fração, que representou 14,3%, afirmou que comercializou todos os itens e não foi necessária liquidação. Quase 11% venderam praticamente tudo e também não precisaram queimar o estoque.
Comentários