Indústria puxa queda da economia caxiense, que fecha o ano de 2022 em desaceleração de 4,2%
Dados foram apresentados nesta terça-feira (14/02) pela CIC e CDL Caxias
A economia de Caxias do Sul teve uma desaceleração de 4,2% no mês de dezembro se comparado a novembro de 2022. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (14/02) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O setor industrial puxou a queda com 12,4%, enquanto comércio (6%) e serviços (4,6%) mostraram desempenho positivo no período.
Ao se comparar dezembro de 2022 com dezembro de 2021, em que se elimina a sazonalidade, verifica-se crescimento de 2,1%, sendo que apenas a Indústria retraiu (-3,6%). O Comércio avançou 11,9% e o setor de serviços apresentou crescimento de 6,8%. No indicador acumulado no ano, que em dezembro coincide com o indicador “acumulado 12 meses”, todos os setores aceleraram, atingindo evolução de 4,1%.
O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, avalia que o último bimestre foi fundamental para que o ano fechasse com índices positivos. Ele afirma que o aumento nos índices de confiança tanto dos empresários como dos consumidores sedimentou os passos para uma retomada que foi confirmada ao final de 2022.
Conforme Ness, os meses de novembro e dezembro marcam a reta final do ano e, sem dúvida, é o período mais importante para o varejo. Movimentos de compra puxados pela Black Friday e pelo Natal, impulsionados pelos recebimentos do 13º salário e férias, tornam esta época crucial para o fechamento positivo de 2022.
Comentários