Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Funcionários do comércio varejista de Caxias terão reajuste de 4,5% nos salários

por Daniel Lucas Rodrigues

Negociação entre o Sindilojas e o Sindicomerciários foi encerrada nesta semana, com assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026

Foto: Cristhian Silva/Divulgação

A negociação salarial do comércio varejista de Caxias do Sul foi finalizada nesta semana. O Sindilojas e o Sindicomerciários acertaram pelo reajuste de 4,5% nos salários dos trabalhadores e de 3,7% (INPC do período) nas demais cláusulas econômicas, como triênio, quinquênio, auxílio-creche, bônus de domingo e de feriados. O acordo faz parte de uma série de pautas fechadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026.

A CCT abrange também os municípios de Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. O acordo foi renovado por mais dois anos, com vigência de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2026. Entre os principais pontos estão o banco de horas que passa de 60 para 90 dias para compensação, o estabelecimento que a folga referente aos feriados pode ser concedida dentro do mesmo mês do feriado e a permissão de trabalho em todos os feriados, sejam municipais, estaduais ou nacionais, com exceção dos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

Conforme o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, houve o entendimento mútuo entre as partes envolvidas: “Conseguir fechar a convenção na terceira rodada é um sinal de que há uma compreensão de ambos os lados. Tanto do lado laboral quanto do patronal, houve uma argumentação sólida”, afirma Rossano.

“A renovação por dois anos nos permite focar nos percentuais de reajuste nas futuras negociações, o que traz estabilidade para o segmento varejista. Conquistamos um banco de horas com 90 dias para compensação e flexibilizamos a folga dos feriados, mantendo a saúde financeira das empresas e a manutenção dos empregos. Essas são vitórias importantes que atendem as demandas do comércio e garantem a continuidade com equilíbrio e previsibilidade”, acrescenta o presidente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais