Contratações no comércio devem ser retomadas nos próximos meses, projeta economista da UCS
Para Lodonha Soares, recuperação de empregos na indústria impulsionará contratações em outros setores
O comércio deve abrir novas vagas de emprego nos próximos meses. A projeção é da economista Lodonha Soares, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela coordena o Observatório do Trabalho, núcleo de pesquisa que divulga mensalmente os números da geração de emprego em Caxias e região.
Lodonha estima que a recuperação dos empregos na indústria impulsionará contratações nos demais setores da economia. É o caso do comércio, que fechou o primeiro trimestre com saldo negativo de 182 vagas. Em entrevista ao programa Conectado desta terça-feira (01), a professora da UCS lembrou que o resultado ruim para o comércio está relacionado às demissões de funcionários temporários.
Clique aqui para ouvir a entrevista completa.
Dados do 1º trimestre
O balanço da geração de empregos fechou o primeiro trimestre com saldo positivo de 3.662 vagas em Caxias do Sul. Conforme relatório divulgado pelo Observatório do Trabalho, o setor que mais contratou nos meses de janeiro, fevereiro e março foi a Indústria de Transformação, com 2.464 novos empregos.
O setor de serviços aparece na sequência, com abertura de 972 vagas no mesmo período, enquanto a agropecuária foi responsável pelo saldo positivo de 407 contratações. Os únicos setores que fecharam o trimestre no vermelho foram o comércio, com saldo negativo de 182 vagas, e a construção civil, com fechamento de 20 postos de trabalho.
Clique aqui para acessar o relatório completo.
Comentários