Biblioteca Humana aborda inclusão e etarismo na programação da Feira do Livro
A 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul traz diálogo com personagens da cidade neste domingo
Neste dia 01 de outubro, às 15h, no lounge da Feira traz os temas da inclusão e do etarismo, tendo como personagens convidados Cleo Araújo e Marte Fros Guerreiro.
O Biblioteca Humana estreou na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 inspirado na iniciativa de Biblioteca Humana criada em Copenhagen (Dinamarca – 2000), com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão.
“Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo.
No projeto caxiense são convidados personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e compartilharem com o público durante a Feira do Livro.
Os relatos serão transformados em textos livres através do talento de escritores locais especialmente convidados: Paulo Damin, Marilia Frosi Galvão, Bernadethe Zardo, José Otavio Carlomagno, Juliano de Ros, Erni Sabedot e Alessandra Rech. Os textos serão divulgados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do facebook/biblioteca humana - Caxias do Sul.
A iniciativa é do produtor cultural Claudio Troian e da produtora cultural Vera Mari Damian, com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Sobre os participantes e os temas
Por mais cores no mundo – Cleo Araújo
Cleo Araújo é advogada, vereadora, ativista LGBTQIA+, presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH) de Caxias do Sul e da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids. É descendente do povo indígena Terena, do Mato Grosso do Sul.
Juventude Acumulada - Marte Fros Guerrero
Marte Fros Guerrero é natural da cidade de Rivera, Uruguay. Publicitário e artista plástico, mudou-se para Caxias do Sul, em 1970, onde estudou com os pintores maestros Selestino de Oliveira e Vasco Machado e participou de várias exposições coletivas e uma individual. Recebeu o título de Cidadão Caxiense em 2014.
Mediação - Vera Damian e Claudio Troian
Comentários