Documentário 'Legado Italiano' terá cenas da colheita da uva em Flores da Cunha
Em 2016 a equipe já esteve na cidade, onde buscou depoimentos de agricultores e historiadores, além de imagens de diversos pontos turístico da cidade
Flores da Cunha será mais uma vez o cenário para a gravação do documentário “Legado Italiano”, da jornalista e cineasta carioca Márcia Monteiro, em parceria com Elton Menezes. Eles contam a história da imigração italiana, o cultivo da uva e a produção de vinhos. Durante os dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, vão ser captadas cenas da colheita da vindima na vinícola Luiz Argenta, nas propriedades de Ricardo Pagno e Fernandes Muraro, que pertencem ao roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica, e também na família Tonello. Além disso vão ser gravadas imagens no cemitério da capela São Martinho, no pórtico da cidade, no Mirante Gelain e o deslocamento para Farroupilha.
Em 2016 a equipe já esteve na cidade, onde buscou depoimentos de agricultores e historiadores, além de imagens de diversos pontos turísticos de Flores da Cunha. O trabalho relata as heranças culturais deixadas pelos imigrantes, como o trabalho, a religiosidade, a música, o dialeto e a culinária. A vinda dos cineastas e equipe tem o apoio da prefeitura de Flores da Cunha, do hotel Fiório, do Caffè Insieme.
O documentário tem coprodução da Globo Filmes e já teve cenas gravadas em Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Vila Flores e Monte Belo do Sul. Alguns depoimentos estão sendo colhidos, como o do pesquisador e escritor florense Floriano Molon. A produção também registrou imagens nas regiões do Vêneto e Trento, na Itália.
Comentários