3º CineSerra anuncia programação completa
As obras audiovisuais serão exibidas em cinco cidades da região
Foto: Carlos Bovo
Exibições de 48 filmes selecionados, workshops, sessões especiais de filmes selecionados com debates, exibições de um longa italiano, mostra especial de curtas premiados em Porto Alegre e a esperada entrega de troféus aos premiados fazem parte da programação do 3º CineSerra - Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha, que inicia na próxima semana, dia 22 de outubro, e segue até 1º de novembro.
Da mostra competitiva, a edição 2015 do festival irá apresentar ao público gratuitamente 22 trabalhos no certame estadual (12 filmes de ficção, quatro documentários e seis videoclipes) e 26 no certame regional (nove filmes de ficção, seis documentários e 11 videoclipes).
As obras audiovisuais serão exibidas em cinco cidades da região: Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Gramado. Além disso, haverá sessões especiais nas escolas caxienses Madre Imilda, La Salle Carmo, Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Galópolis e Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Santa Corona.
Com uma participação maior de cidades de fora da região na etapa de inscrições de trabalhos, o CineSerra vai consolidando sua abrangência a nível estadual. Ainda que o número de inscrições de obras audiovisuais produzidas na região Nordeste do Rio Grande do Sul tenha superado o restante do Estado, mais cidades de fora do âmbito regional participaram do processo seletivo desta edição.
Foram 11 municípios do Estado (Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Canoas, São Leopoldo, Uruguaiana, Santo Ângelo, Ivoti, Caçapava do Sul e Capivari do Sul) e três da região (Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha).
O Cineserra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha nasceu em Caxias do Sul, em 2013, com o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual da região. É um festival de cinema e vídeo realizado conjuntamente pelos produtores culturais associados Cláudio Troian e Leandro Daros.
O festival destaca e premia obras audiovisuais realizadas em 23 municípios da Região Nordeste do Estado no certame regional e, desde a edição passada, em demais cidades do Rio Grande do Sul no certame estadual. O festival também oferece workshops gratuitos sobre tópicos relativos à produção e crítica sobre o audiovisual, ministrados por profissionais reconhecidos do segmento.
Comentários