Circuito CPFL traz sessões gratuitas do Cinesolar para Vila Maria
Será na terça-feira, 26/11, na Praça da Matriz
O Cinesolar, em parceria com Instituto CPFL, plataforma social do grupo do qual faz parte a RGE, vai passar pela cidade de Vila Maria com exibição de curtas metragens ao ar livre. Será na terça-feira, dia 26/11, a partir das 19h15, na Praça da Matriz. O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita. Em caso de chuva, as exibições do Cinesolar acontecerão na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer.
As exibições do Cinesolar fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional do Instituto CPFL que, em 2019, passará por mais de 100 cidades em sete estados do país, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.
No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.
O projeto também desenvolve oficinas onde os participanrtes podem interagir com a van do Cinesolar. Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, é possível entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica. A parte de trás da van fica aberta e conta com uma exposição de tecnologia e arte, onde os convidados vivenciam uma experiência tecnológica com duração de 10 minutos e intervalos de cinco minutos entre elas. As visitas iniciam uma hora antes das sessões de cinema.
Já as Oficinema de Vídeo – voltada para jovens entre 11 e 17 anos, com duração de 2h30 – discutem os problemas de sustentabilidade da região e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato “de bolso” utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comum aos jovens. A gravação e a edição do filme é feita pela equipe do Cinesolar e à noite, durante a sessão de cinema, este curta-metragem é exibido. Também fica disponível no canal do projeto, no Youtube.
O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Em Vila Maria, o projeto tem apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.
Sessões de cinema Cinesolar em Vila Maria
Data: 26 de novembro (terça)
Horário: 19h15 (sessão de curtas) e 20h15 (filme Turma da Mônica – Laços)
Local: Praça da Matriz, Centro. Em caso de chuva, as exibições serão na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, Rua General Flores da Cunha, 234 - Centro
Valor: Entrada gratuita
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: CPFL Energia em parceria com Instituto CPFL
Apoio: RGE e CPFL Geração
Apoio Local: Prefeitura Municipal de Canoas e Secretaria Municipal de Educação.
Realização: Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federalah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.
Comentários