Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Romance caxiense desvenda assassinatos inspirados em ficção literária

por Ivan Sgarabotto

Tempestade de Outono, de Pippo Pezzini, será lançada no dia 16 de abril

Foto: Celso Orlandi Jr.

“Cada envelope continha uma mecha de uma vítima e uma tira de papel, que lembrava um biscoito da sorte. Nele, estava escrito uma citação. Quando me mostraram, identifiquei de imediato a gênese de tal ousadia. O desgraçado havia tirado tudo do meu livro(...)”. Um escritor solitário e um serial killer unidos por meio uma história que deveria ser fictícia. Esse é o escopo de Tempestade de Outono, primeiro romance de Pippo Pezzini, que será lançado no dia 16 de abril, às 18h30, na Do Arco da Velha.

Tempestade em palavras

O romance Tempestade de Outono carrega este nome devido à tormenta que o personagem principal, Pedro Mussoi, vivencia emocional e fisicamente. O outono é o recorte de tempo em que se passa a obra, bem como a época em que a mesma foi escrita por Pippo Pezzini. A história, com cerca de 100 páginas, trata sobre a vida de Pedro Mussoi, um escritor solitário que é convidado a auxiliar nas investigações de uma série de assassinatos, que têm por característica reproduzir cenas de seu livro Sangue Escarlate.

A influência da Psicologia na escrita de Pezzini revela-se no perfil de Pedro Mussoi, personagem principal do romance. Segundo seu criador, é um personagem complexo, que passa por conflitos existenciais e vivencia um quadro depressivo. Além disso, Pedro é divorciado, o que traduz seu isolamento da sociedade. “Sempre colocamos algo nosso no personagem que criamos, seja de alguém que conhecemos ou de quem gostaríamos de ser”, define Pezzini, que revela ter se apegado ao personagem.

Disciplina criativa

O romance de Pippo Pezzini tornou-se um livro em cerca de quatro meses. O autor conta que a obra foi também um desafio particular de escrever todos os dias de duas a três páginas, ao menos, inspiração absorvida de uma entrevista de José Saramago sobre seu processo de escrita. “Não sou a favor de forçar a escrita, mas quando escrever é um ofício, precisamos criar disciplina”, explica.

Para superar o desafio, Pezzini criou estratégias simples: escrevia à noite, depois da aula, em seu computador. Como companhia, o autor escolheu algumas bandas que, a seu ver, combinavam com o livro, como Muse, The Doors e Nirvana. Algumas das músicas, inclusive, são citadas durante o romance. Outras citações existentes na obra são de autores que influenciaram a escrita de Pezzini, como Edgar Allan Poe, Carlos Ruiz Zafón Bukowski e Jeff Lindsay.

Tempestade de Outono é um livro de Pippo Pezzini, com edição de Gustavo Guertler, coordenação editorial de Fernanda Fedrizzi, revisão da equipe Belas-Letras, capa e projeto gráfico de Celso Orlandi Jr. A obra é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, custeada pelo Financiarte. Após o lançamento, Tempestade de Outono será comercializado nas livrarias de Caxias do Sul, sob o custo de R$29,90.

Com o livro finalizado e próximo ao seu lançamento, Pippo Pezzini tem somente uma expectativa. “Pretendo atingir o leitor de alguma maneira, levá-lo a refletir a partir do choque/impacto. Que ele viva a experiência da leitura: sair diferente de como entrou”, conclui.

Sobre o autor

Filippo Elia Pezzini, Pippo, tem 24 anos, nasceu em Curitiba, mas reside em Caxias do Sul há 17 anos. Acadêmico de psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha e músico, Pippo iniciou sua carreira literária aos 18 anos, logo após terminar o ensino médio, como uma ferramenta de expressão sua, para traduzir sentimentos.

Sua primeira obra, Café, amor e outras drogas, lançada em 2013, enveredou pelo universo de contos, crônicas e poesias. Em 2014, o interesse pelas crônicas rendeu ao escritor o 2º lugar no Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. Em 2015, Pippo Pezzini lança Tempestades de Outono, seu primeiro romance.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais