Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo inicia nesta sexta

Baixar Áudio por Luiz Calderan

O principal objetivo do festival é promover a fraternidade entre os povos

Foto: Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação

O XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo inicia nesta sexta-feira, 09/08, reunindo grupos de diversos países e estados brasileiros em um dos maiores eventos culturais da cidade. De acordo com a secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, o festival, que segue até o dia 17 de agosto, é uma celebração das tradições culturais, marcada por apresentações artísticas e eventos gratuitos em vários bairros da cidade. Ouça a entrevista completa e saiba mais. 

Mesmo enfrentando desafios como as recentes enchentes de maio, que afetaram a logística de chegada dos grupos, a organização manteve o compromisso de realizar o evento, reconfigurando as chegadas dos artistas em aeroportos alternativos. Para a secretária, o festival não apenas representa a cultura de Passo Fundo, mas também a do Rio Grande do Sul, consolidando-se ao longo de 32 anos como um evento de respeito e confiança entre os grupos participantes.

Este ano, além das tradicionais apresentações no CTG Lalau Miranda, o festival foi descentralizado, levando espetáculos, oficinas e desfiles para 10 bairros de Passo Fundo, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso às atividades. Os grupos participantes, que vieram de Santa Catarina, Pará, Ceará, Paraíba, Argentina, Colômbia, Chile, Itália, Macedônia do Norte, México, Paraguai, Polônia e República Tcheca, terão a oportunidade de mostrar suas danças e costumes ao público. 

Uma das atrações especiais do festival é a exposição de bonecas, onde cada grupo traz uma boneca representando as características visuais e culturais de sua região. Segundo Miriê, a tradicional missa folclórica, um dos pontos altos do evento, conta com a participação de todos os grupos em um momento de rica diversidade cultural e espiritualidade.

Com 107 grupos inscritos, o festival teve que realizar uma seleção criteriosa, levando em conta as limitações da rede hoteleira e o orçamento do evento. O principal objetivo do festival é promover a fraternidade entre os povos, reforçando a ideia de que a convivência e o intercâmbio cultural podem prevenir conflitos e promover a paz.

Os ingressos para os espetáculos noturnos no CTG Lalau Miranda estão disponíveis online pela plataforma Simpla, permitindo que o público possa garantir sua participação com antecedência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais