Divulgação da XI Femaçã chama a atenção com serpente
A Imperatriz Taís Munaretti e as Princesas Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca aparecem no cartaz segurando maçãs e uma jiboia de 1,80 metro
As imagens da campanha de divulgação da XI Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis (Femaçã) foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (08). Com o slogan “Um doce desejo”, a Imperatriz Taís Munaretti e as Princesas Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca aparecem no cartaz segurando maçãs e uma jiboia de 1,80 metro.
A equipe da VPro Propaganda, responsável pela campanha, se inspirarou na lenda de Adão e Eva, em que eles foram provocados por uma serpente e acabaram cedendo ao desejo de morder o fruto proibido, a maçã. A campanha segue a proposta das últimas duas edições, que chamaram a atenção pela criatividade, sensualidade e ousadia.
“Inspirada nessa passagem de Adão e Eva, criamos a campanha de comunicação da XI Femaçã. A serpente volta a ter um papel de destaque, mas dessa vez acompanhada pela corte, que, de forma inusitada, convida a todos para caírem no doce desejo de visitar Veranópolis, o berço da maçã no Brasil, e provarem o fruto que há muito deixou de ser proibido. Mais uma vez, tentamos fugir dos padrões e trabalhar um conceito que atraísse a atenção dos visitantes”, enfatiza o publicitário e diretor da VPro, Rodrigo Pelliccioli, responsável pela concepção do trabalho.
A agência realiza a comunicação visual da festa desde 2011. Em 2015 as soberanas apareceram cobertas de maçãs, deixando de lado os vestidos tradicionais. Já em 2019, os trajes foram pintados sobre a pele da imperatriz e das princesas.
A produção
Para a produção do material XI Femaçã, a equipe pesquisou profissionais que trabalhassem com serpentes domesticadas e encontrou no município vizinho de Nova Roma do Sul a fotógrafa Juliane Tonin e o Eco Parque Cia Aventura. Antes de interagirem com os animais, a corte conheceu mais sobre as cobras e as espécies não venenosas com quem fotografariam.
“A Angélica e a Gisele (princesas) se sentiram mais à vontade, chegaram a segurar duas cobras ao mesmo tempo, e eu, depois de umas três horas, comecei a me sentir mais confiante para segurá-las. São animais muito sociáveis, não tivemos nenhuma situação em que os instrutores precisassem intervir”, conta Taís Munaretti.
A soberana revela que quando apresentaram a ideia da campanha, em dezembro, as princesas gostaram muito desde o início, mas ela acabou sendo um pouco resistente pelo fato de ter medo de cobras.
“Em todos os momentos, meus limites foram respeitados. Justamente por conta do meu medo, inicialmente apenas as meninas colocariam as cobras no pescoço, enquanto que eu seguraria a maçã. Porém, chegando no parque, o pessoal nos acolheu muito bem, respeitaram muito as nossas inseguranças, explicaram tudo sobre o biótipo e como manusear adequadamente os animais para nos tranquilizar. Foi realmente uma superação. Eu fui de mente aberta, mas não imaginava que iria conseguir. Nos sentimos muito empoderadas”, compartilha Taís.
A imperatriz conta ainda que apesar de alguns dos moradores da cidade palpitarem que uma cobra seria usada nas fotos desta edição, por conta do mote “Um doce desejo”, ela afirma que nem imaginava que o animal pudesse ser cogitado. Na foto oficial, Taís aparece segurando no pescoço o Darwin, uma jiboia macho de 1,80 metro. O mascote tem 14 anos e vive no Eco Parque Cia Aventura desde filhote. No espaço, além dele, há outras quatro cobras.
“Desde 2015, o cartaz da Femaçã é o mais aguardado, até mais que os trajes oficiais das soberanas (risos). A cada edição, a comunicação da festa surpreende a todos com muita criatividade. Quando geramos um impacto na mídia, isso também gera curiosidade na população, atrai pessoas para visitarem a festa e conhecerem o município de Veranópolis. Estamos bastante entusiasmadas”, conclui a Imperatriz da XI Femaçã
A festa será de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril de 2023 no Parque de Exposições José Bin, em Veranópolis.
Informações: Femaçã
Comentários