Projeto leva oficinas gratuitas de artesanato e promove a cidadania na periferia de Caxias do Sul
Baixar ÁudioA ação Vivenciando o Artesanato ocorreu de maio a julho em cinco bairros da cidade
Por meio do projeto Vivenciando o Artesanato, cerca de 50 mulheres caxienses tiveram acesso a oficinas para a confecção de peças feitas à mão a partir de técnicas como pintura especial e decorativa em objetos, pontilhismo, pátnas, stencil, colagem e decoupage. Porém, muito além do conhecimento técnico, as oficinas levaram a oportunidade da convivência, da escuta, da autoestima e do empoderamento para as mulheres de diversas comunidades.
Promovido pelas artesãs Lúcia Arlette Machado e Luciana Machado, o Vivenciando Artesanato ocorreu de maio a julho deste ano. As aulas foram ministradas em espaços comunitários dos bairros: Mariane, Mariane II, São Vicente, Reolon e Cinquentenário II. As atividades seguiram todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
Em entrevista ao programa Café & Cultura, da Tua Rádio São Francisco, Luciana afirmou que o projeto atingiu o objetivo inicial cada vez que uma das participantes se demonstrava mais feliz, com autoestima e quando o artesanato virou uma forma de complemento de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. A artesã também afirmou que existe a perspectiva de que o projeto possa ter continuidade com novos parceiros e com o apoio da comunidade. Confira a entrevista em “Ouvir Notícia”.
O projeto foi executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
Comentários