Natal Literário Solidário beneficia 180 crianças e jovens em vulnerabilidade social em Caxias do Sul
6ª edição do projeto do Instituto de Leitura Quindim aconteceu no último sábado (14), na Casa Brasil
O Instituto de Leitura Quindim realizou, no último sábado (14), a Festa de Natal da 6ª edição do Natal Literário Solidário, cujo tema foi “Livros abraçam sonhos”. A entidade escolhida para esta edição foi o Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos da Casa Brasil, beneficiando 180 crianças e jovens em vulnerabilidade social.
Devido ao mal tempo, o evento, que aconteceu das 14h às 18h, na quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, contou com a participação do coral infantil da Casa Brasil, da contadora de histórias, cantora e brincante Aline Luz e do trio de cantores e músicos Germano Borges da Silva, João Pedro Borges da Silva e Bernardo Willian Costa.
A festa contou com pintura de rosto, cabelo maluco, brinquedos, cachorro-quente, algodão-doce, pipoca, sorvete e refrigerante. Mas o ponto alto foi a chegada do Papai Noel, que trouxe para cada criança um livro de literatura escolhido exclusivamente pela equipe do Quindim e um kit de doces e guloseimas.
Sobre o Natal Literário Solidário:
Desde 2019, o ILQ tem mobilizado a sociedade civil para o Natal Literário Solidário, uma campanha que apadrinha crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Caxias do Sul. Essas crianças vivem em casas-lares, abrigos ou são atendidas por entidades sociais. O projeto já mobilizou 3.800 pessoas ao longo dos anos e já beneficiou quase 2 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social.
O presente que cada criança recebe é um livro literário de qualidade e uma festa de Natal. As obras são escolhidas por uma equipe multidisciplinar do Instituto (pedagogos, psicólogos, escritores), que realiza um processo de escuta dos sonhos e medos de cada criança, procurando a obra que melhor dialoga com o que foi descrito. Os livros são entregues acompanhados de um cartão de Natal escrito à mão, contendo uma mensagem afetuosa e o nome de quem apadrinhou o presente.
O projeto tem como objetivo proporcionar acesso à leitura de qualidade, possibilitando que toda criança e jovem sonhe com um futuro digno e feliz.
Comentários