Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Recursos do Pró-social são liberados para projeto da Fase 2 do Recanto da Compaixão

por Pablo Ribeiro

O titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Beto Fantinel, anunciou a liberação nesta quarta-feira (10/05)

Foto: Recanto da Compaixão/Divulgação

O projeto na ordem de R$ 3 milhões acaba de ser aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social e liberado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social. O titular da STAS, Beto Fantinel, anunciou a liberação nesta quarta-feira (10/05), durante entrevista ao programa Conectando Esperança da Tua Rádio São Francisco.

Ouça AQUI a entrevista.

O recurso é resultado do projeto do Pró-Social apresentado pelo Recanto da Compaixão em fevereiro - para dar andamento às obras de reforma e ampliação do antigo prédio do INSS que está sendo preparado para ser uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para idosos) em Caxias do Sul. A perspectiva do projeto é oferecer moradia para 125 idosos em situação de vulnerabilidade. Com o aporte de recursos, a meta é reforçar equipes de trabalho e garantir agilidade para tentar cumprir o cronograma de entrega das obras para novembro desse ano.

O Pró-Social é um é um programa de incentivo fiscal vinculado à STAS, que viabiliza a parceria entre governo, entidades sociais e empresas para realização de projetos sociais.

Recanto da Compaixão Frei Salvador

O Recanto da Compaixão Frei Salvador, é o maior projeto social filantrópico do Estado do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, neste segmento. O projeto criará um espaço de longa permanência para idosos em estado de vulnerabilidade social. No Recanto, esses idosos poderão desenvolver atividades físicas e lúdicas, receber cuidados especiais, nutrição adequada e acompanhamento profissional em tempo integral. O lar desenvolverá o convívio e valorizará a individualidade de cada um.

Estrutura

Com espaço físico de 3.320,95m², o Recanto da Compaixão contará com 33 suítes separadas por alas masculina e feminina, postos de enfermagem, cozinha industrial, refeitório, espaço para orações, terapia ocupacional, sala de estar, jogos, televisão, sala de visitas, espaço ao ar livre, áreas administrativas e de serviço, bem como consultórios, área de isolamento e espaço para fisioterapia, que trará conforto e qualidade de vida a 125 idosos no Município de Caxias do Sul, podendo atender, também, a pessoas de toda a Serra Gaúcha.

Contexto

A reforma busca revitalizar uma área da cidade, hoje foco de vandalismo, devolvendo à população um espaço há anos fechado e em estado de deterioração. Ao mesmo tempo em que a comunidade volta a ter um espaço vivo, cria-se um grande complexo para cuidados e moradia de idosos.

A nova Instituição de Longa Permanência para Idosos em estado de vulnerabilidade social, está sendo criada a partir de uma iniciativa da Associação Mão Amiga, que, através do seu presidente Frei Jaime Bettega, acompanha a necessidade latente de mais vagas para atender essa população, visto que, a cada censo, o Brasil (seguindo a tendência mundial) confirma que o número de idosos cresce numa proporção muito maior do que a da população mais jovem.

Nesse cenário, a região sul destaca-se por ser a região brasileira com mais idosos em relação aos não idosos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, sendo essa a região com maior proporção de idosos em relação à população total do país.

Histórico

O prédio que abrigará o Recato da Compaixão Frei Salvador deixou de ser ocupado pelo INSS quando o Instituto passou a funcionar na Rua Visconde de Pelotas.

O Centro Especializado em Saúde (CES) do município também operou no espaço, mas mudou de endereço entre o final de 2010 e início de 2011. Desde então, a estrutura, desocupada, passou a ser ponto de encontro de vândalos e local para uso de drogas. 

Em 2017, o governo federal repassou a estrutura ao município e, no ano passado, a prefeitura a destinou a Associação Mão Amiga.

Na Câmara, os vereadores aprovaram a cessão de uso do imóvel com validade de 10 anos, podendo ser prorrogada por outros 10. O custo com a administração dos futuros serviços e a reforma são arcados pela associação.

Reforma

Todo o valor necessário para a reforma está sendo buscado junto à comunidade, aos fornecedores, ao poder público e privado, e toda a ajuda é bem-vinda.

De acordo com a Arq. Vivian Biazus, responsável técnica da obra, será construída uma área de 398,90 metros quadrados que irão somar-se aos 2.922,05m² já existentes.

Quando as construções forem concluídas, a área total do espaço será de 3.320,95 metros quadrados, em uma área central, entre os bairros São Pelegrino e Cinquentenário. O projeto contempla aproveitamento de luz solar, captação da água da chuva, paredes de jardins e pisos térmicos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais