Hospedagem Solidária encerra neste sábado (04), em Caxias do Sul
A quarta edição do projeto registrou mais de 400 atendimentos a homens em situação de rua
A Hospedagem Solidária encerra a sua quarta edição neste sábado, 04 de setembro, após quase quatro meses em atendimento. O projeto organizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, da Diocese de Caxias do Sul, acolhe moradores de rua durante a noite com a oferta de janta, café da manhã, camas, atendimento médico, assistência social e afeto.
Como gesto de agradecimento a todos os envolvidos, será celebrada uma Missa às 08h, no sábado (04), na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes – comunidade que acolheu o projeto nesta edição. O momento será presidido pelo bispo diocesano, dom José Gislon.
Com início no dia 19 de maio, a Hospedagem Solidária atendeu 410 homens em situação de rua, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O número de vagas que era de 35 pessoas a cada noite, inicialmente, passou para 85, com as intensas ondas de frio dos meses de julho e agosto.
O engajamento de voluntários foi fundamental para que o atendimento pudesse acontecer de forma ininterrupta durante todo o período. No total, mais de 115 voluntários de diversos movimentos da Igreja Católica e da sociedade e 106 Médicos do Mundo participaram desta edição. A Fundação de Assistência Social (FAS) e a Guarda Municipal de Caxias do Sul também prestaram apoio.
Os 106 “Médicos do Mundo”, que são voluntários da área da saúde, realizaram 3.250 atendimentos, mesmo número de jantares e café da manhã servidos. A última noite do projeto será nesta sexta-feira (03). “Parece um período curto, de maio a setembro, mas a gente vê o quanto eles foram acolhidos, o quanto eles foram beneficiados por essa hospedagem. Então, a gente fica agradecido por todos e à comunidade caxiense por todas as doações que chegaram até nós. Realmente, Caxias é uma cidade solidária, é uma cidade que se faz presente quando o outro precisa de alguma coisa”, disse a coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Tere Mandelli.
A comunidade poderá acompanhar, presencialmente, a missa de encerramento do Hospedagem Solidária 2021, na igreja de Lourdes, seguindo todos os protocolos sanitários, com o uso obrigatório de máscara. A celebração também será transmitida pelo Facebook da Paróquia de Lourdes e da Diocese de Caxias do Sul.
Hospedagem Solidária: quatro anos de acolhimento
O projeto Hospedagem Solidária surgiu através de uma ação da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, que distribuía comida nas ruas, uma vez por semana. Devido às baixas temperaturas que o município costuma registrar nos meses de inverno, se identificou uma demanda para abrigar as pessoas em situação de rua, principalmente à noite. Assim surgiu a ideia de montar uma Hospedagem Solidária.
A primeira edição foi realizada em 2018, na Paróquia São Leonardo Murialdo, no centro, e em 2019 e 2020, a acolhida ocorreu no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família. Neste ano, o projeto foi desenvolvido no Salão Paroquial de Lourdes.
A terceira edição da Hospedagem Solidária, em 2020, encerrou totalizando 120 pessoas atendidas por 100 voluntários. Foram servidos 1.652 jantares e cafés da manhã. Já em 2019, ao todo, 360 voluntários colaboraram diariamente na preparação das 12.894 refeições e organização dos 1.860 banhos.
Comentários