Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Doença de Newcastle: Defesa Sanitária do Brasil liberou exportações do Rio Grande do Sul

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Ouça a entrevista com o presidente da ABPA clicando no player de áudio

Ricardo Santin, presidente da ABPA, em entrevista para a Tua Rádio Alvorada (Camila Agostini).
Foto: Eduardo Cerri/Tua Rádio Alvorada

Após o embargo das exportações de frango devido ao caso da Doença de Newcastle, a defesa sanitária brasileira anunciou a liberação das vendas da proteína produzida no Rio Grande do Sul novamente. Em conversa com a reportagem da Tua Rádio Alvorada, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA, o marauense Ricardo Santin, que esteve presente no evento de inauguração da usina fotovoltaica do Sicredi, explicou sobre.

Segundo ele, no Rio Grande do Sul, foi identificado um único caso isolado em um dos aviários da cidade de Anta Gorda, no Vale do Taquari. Após isso, foram realizados testes nas 14 mil aves alojadas no aviário em questão e, também, o chamado teste de contenção, que abrangeu os aviários no raio de três quilômetros de onde foi identificado o foco de Newcastle. Nenhum outro caso foi identificado mas, as 14 mil aves foram abatidas como medida de prevenção.

Por isso, a defesa sanitária declarou abertas novamente as exportações de todo o Brasil, porém, com restrições, conform explica Santin. A autorização se restringe a produtores que estejam fora de um raio de 10 quilômetros da região de Anta Gorda, e as exportações não são aceitas, por enquanto, pelo México e pela China. O Japão aceita exportações apenas de produtores fora de um raio de 50 quilômetros da região onde foi diagnosticado o caso. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais