Descoberto um dos maiores crimes rurais do Rio Grande do Sul
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Reprodução/Clic Camaquã
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato – Decrab de Bagé, está concluindo a investigação de uma série de crimes de estelionato rural, ocorridos em vários municípios do Rio Grande do Sul, que somam cifras milionárias. O assunto foi uma das pautas do espaço semanal do deputado Sérgio Turra, na programação da Tua Rádio Alvorada, nesta quarta-feira, 22/06.
Segundo o parlamentar, estelionatários compravam animais bovinos com prazos para pagamento e vendiam os animais para terceiros com liquidez imediata, contudo, por valor menor. Assim foram fazendo por vários meses, até que no começo deste mês as vítimas - até então fornecedores dos suspeitos) foram surpreendidas com uma série de cheques que eram pré-datados e estavam nas mãos das vítimas que aguardavam a data certa para serem compensados, porém, sem previsão de fundos.
Idealizador das Decrab e presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Rurais, o deputado revelou que fará uma incursão pelos municípios da região central e da fonteira, para acompanhar o desfecho dos fatos. Na ocasião, também cumprirá agenda de palestras com esta temática: os crimes agropecuários. Sobre a investigação, até agora, já são mais de 30 acusações de estelionato, dando conta de golpes que superam 3.300 animais bovinos e 12 milhões de reais. A polícia acredita que os números irão aumentar, na medida em que forem vencendo mais cheques pré-datados em nome dos suspeitos.
O delegado André Mendes, titular da Decrab/Bagé, pediu pela prisão preventiva de dois suspeitos, além de mandados de busca e apreensão. Um dos investigados estava escondido na residência de familiares em Porto Alegre e o outro foi preso no interior de Caçapava do Sul. Veículos foram apreendidos, além de bloqueios de contas bancária, bens móveis e imóveis de sete investigados.
Comentários