Comissão Interestadual da Uva mantém esperanças de pagamento do governo ao seguro agrícola
Reunião no Ministério da Agricultura trouxe novos encaminhamentos para a questão
Dirigentes de entidades ligadas ao setor de uva e vinho estiveram nesta terça-feira, 19/01, em Brasília em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro foi agendado pelo próprio ministério.
Entre a comitiva, esteve presente o vice-presidente da Comissão Interestadual da Uva e presidente do Sindicato Rural de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin. A expectativa era de que o assunto principal fosse o pagamento dos 60% do subsídio ao seguro agrícola por parte da União do que foi contratado pelos produtores no ano passado. No entanto, o ministro interino, André Nassar, queria falar sobre o seguro agrícola de 2016.
Conforme Schiavenin que concedeu entrevista à Rádio Garibaldi na manhã desta quarta-feira, 20/01, foi dito ao ministro que o setor não aceitava passar uma borracha no que está acontecendo, onde produtores estão recebendo boletos com valores de 3, 4, 5 mil reais da parte do seguro que cabia a União. O ministro interino, segundo Schiavenin, se sensibilizou com o pedido de socorro por parte da comitiva que representou os produtores e prometeu passar o assunto a titular, ministra Kátia Abreu que está em licença-saúde, de mudar a legislação, permitindo a utilização do orçamento de 2016 para o pagamento da subvenção aos seguros contratados em 2015.
Também foi anunciado que a subvenção para o seguro de 2016 não será mais de 60% e sim de 45%.
Olir Schiavenin orienta aos produtores que estão com os boletos vencendo nesta quarta-feira, ou nos próximos dias, que solicitem adiamento do vencimento junto a corretora de seguros até que esta situação se resolva.
Confira a entrevista completa com Olir Schiavenin clicando no link "Escute a notícia".
Comentários