Avaliação da safra de verão: Marau colhe 59 sacas de soja por hectare em média
Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Coradi
Finalizada a colheita dos grãos de verão no município de Marau e a avaliação do Conselho Municipal de Agropecuária é positiva. Em entrevista para a Tua Rádio, o presidente, Rodrigo Coradi, revelou que a soja segue como o carro chefe da produção local com cerca de 40 mil hectares plantados. O grão apresentou uma produtividade média de 59 sacas por hectare.
O número é comemorado pelos produtores, embora o índice seja 10% menor que o da safra passada, quando a média foi considerada histórica, alcançando 65 sacas por hectare. Adversidades climáticas e a presença de algumas doenças, especialmente o mofo branco, foram os motivos da queda. A maior parte da soja colhida em Marau é destina para a exportação, segundo Coradi.
Já o milho, apresentou produtividade média de 140 sacas por hectare, número acima do registrado no ano passado. A produção, no entanto, também apresentou alguns problemas causados pelo clima, especialmente o milho para silagem. O milho grão, plantando mais tarde, teve melhores níveis de produtividade. A área plantada com milho em Marau fica aproximada de quatro mil hectares.
Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários