Aberta oficialmente a colheita da fruticultura em Caxias do Sul
Evento conteceu neste domingo na Capela São Martinho da 2ª Légua, em Forqueta
Foto: Ícaro de Campos
Aconteceu neste domingo, 14, a 8ª Festa Oficial da Abertura da Colheita, na comunidade de São Martinho da 2ª Légua, em Forqueta. A programação iniciou com a missa celebrada pelo Frei Jaime Bettega, seguida pela colheita simbólica da uva na propriedade de Itacir Pascoal Boff. Uma propriedade com 24,7 hectares de terra, tendo o cultivo da uva em 12 hectares. A família trabalha com uva há 55 anos, e atualmente cultivam as variedades bordô, isabel, niagara branca, niagara rosada, rainha itália, rubi, ribol e alfonso lavalle.
O evento contou com as presenças da primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, o Vice-Prefeito Antonio Feldmann, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araí Horn, as soberanas da Festa da Uva, Rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as Princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Valmir Susin, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rudimar Menegotto, e os deputados federais Mauro Pereira e Pepe Vargas.
A iniciativa da Festa Oficial de Abertura da Colheita tem como base a Lei Municipal nº 6.848, de 14 de julho de 2008, de autoria do então vereador Getúlio Demori. A Lei institui anualmente, entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o Dia Oficial da Abertura da Colheita de Caxias do Sul. De acordo com a legislação, a Festa é itinerante e tem como realizadores a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o Sindicato Rural Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Comentários