Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água destaca a importância do plantio direto
Painel contou com a presença do professor Pedro Escosteguy, que versou sobre o manejo para solo produtivo e fertilidade química do solo
Foto: Divulgação/UPF
A Expodireto Cotrijal 2019 foi palco do 4º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água nesta terça-feira, 12/03. O evento, promovido pela Universidade de Passo Fundo em parceria com outras instituições, contou com a explanação do professor Pedro Escosteguy, que versou sobre manejo para solo produtivo e fertilidade química do solo para produtores rurais, estudantes e pesquisadores da área.
Ele destacou a importância da utilização de calagem, fósforo e matéria orgânica no perfil do solo com plantio direto. Segundo Escosteguy, alguns fatores são fundamentais para que o plantio direto seja um efetivo componente do sistema conservacionista. De acordo com ele, é preciso uma boa análise de solo, boa amostragem, boa interpretação de análise e seguir as recomendações da pesquisa, adotando práticas que estejam relacionadas com os preceitos de um bom plantio direto, como cobertura de solo, sistema de rotação de culturas, diversidade de culturas e adubação a taxas variadas.
A mesa de debates também incluiu outros pesquisadores na área, entre eles Pedro Selbach, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Jean Minella, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) além do produtor rural da cidade de Ajuricaba, no Rio Grande do Sul, Marcos Fridrich. O evento, além de debates e informações, também prestou uma homenagem a agricultores e técnicos conservacionistas do solo e da água.
Comentários