Fepagro organiza Núcleo de Agroecologia
Objetivo é promover processos de inovação e transição agroecológica para o fortalecimento da agricultura familiar
Foto: Darlene Silveira
O que é agroecologia? E agricultura orgânica? O que as duas áreas têm em comum? Para avançar nos estudos sobre o assunto e aplicar o conhecimento na agricultura atual, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está instituindo um Núcleo de Agroecologia. Uma reunião ocorrida nesta terça-feira (12) foi organizada pela área técnica, envolvendo a Divisão de Pesquisa e Inovação Tecnológica e o Programa de Pesquisa em Recursos Naturais Renováveis e Clima.
O tema foi debatido com a presença de 17 pesquisadores de oito centros da Fundação. Uma das aplicações práticas será a promoção de processos de inovação e transição agroecológica para o fortalecimento da agricultura familiar. “Queremos promover ações de pesquisa visando a uma agricultura ambientalmente sustentável”, exemplifica o diretor técnico da Fepagro, Carlos Oliveira.
“A ideia é que o Núcleo esteja oficialmente instituído a partir de setembro deste ano”, acredita Oliveira. Para isso, é preciso estabelecer um modelo de funcionamento, um cronograma de atividades e uma integração como outros núcleos de diferentes entidades. “A criação desse núcleo pode ser uma experiência de sucesso para outras áreas de pesquisa da Fepagro”.
“Pretendemos que o trabalho desenvolvido atenda às demandas dos produtores rurais”, comenta a pesquisadora Andréia Rotta de Oliveira. Ela destaca que são objetivos dos núcleos de agroecologia: ações em redes colaborativas multi-institucionais para a construção coletiva do conhecimento agroecológico; formação e disponibilização de conhecimentos; e constituição de redes regionais de Núcleos de Agroecologia, que se articulem local e nacionalmente. “Com essas ações, esperamos qualificar o processo de inovação e sustentabilidade na agricultura familiar direcionada à agroecologia e à produção orgânica”.
Texto: Darlene Silveira
Comentários