Região pode ter Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal já no próximo ano
Anúncio foi feito há poucos dias na Universidade de Passo Fundo
Foto: Divulgação/UPF
A Unisersidade de Passo Fundo trabalha para a implantação de um Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal - CDSA. O projeto recebeu apoio do governo do estado e deve começar a funcionar em maio de 2019, conforme anúncio feito recentemente. Conforme o professor do curso de Medicina Veterinária, Fernando Pilotto, para a criação do Centro de Diagnóstico, foi encaminhado um projeto para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ainda em 2017 e este projeto foi contemplado com recursos na casa dos R$ 655 mil. Esse valor, segundo ele, vai ser investido na compra de equipamentos para realizar os ensaios.
O laboratório vai ser implantando junto ao Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio, no Campus da UPF. O espaço está recebendo adequações estruturais e de energia elétrica. Os equipamentos para realizar as análises já foram comprados e estão sendo instalados. Conforme Pilotto, a região não conta com nenhum laboratório para diagnóstico oficial, por esse motivo, o CDSA estará preenchendo uma lacuna no que tange à sanidade animal.
De acordo com o professor, na metade norte do estado está aproximadamente 80% da criação de aves, de suínos e da produção de leite do Rio Grande do Sul, mas não há nenhum laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para a realização dos ensaios oficiais. Os laudos de aves são feitos em um laboratório de Porto Alegre e, nas demais cadeias - leite e suínos - em laboratórios instalados no Paraná e em Santa Catarina. Ainda de acordo com Pilotto, a próxima etapa para criação do CDSA na região, será composta pelos testes de proficiência para se conquistar a acreditação no Inmetro e posteriormente a certificação do laboratório junto ao Ministério da Agricultura.
Comentários