Liberados recursos para sequencia da instalação do laboratório Moscasul
Valor repassado é de R$ 506 mil
Foto: Divulgação
Depois de nove meses do anúncio feito em Vacaria pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o governo federal liberou R$506 mil para a sequencia das obras e outras atividades de implantação do laboratório Moscasul em Vacaria. O dinheiro foi depositado na segunda-feira na conta da Embrapa Uva e Vinho que é a responsável pelo projeto. A confirmação é do chefe da estação de fruticultura de clima temperada da Embrapa pesquisador Adalécio Kovaleski. Ainda faltam autorizações da Anvisa, Ministério da Agricultura e do Ibama mas a expectativa é que em outubro ocorram as primeiras liberações de moscas estéreis nas áreas do projeto piloto.
O Moscasul é uma estrutura temporária de suporte à pesquisa para o controle da mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus), com foco no manejo integrado de pragas (MIP). Seu escopo abrange a produção e dispersão de inimigos naturais e insetos estéreis, em escala piloto e por tempo determinado, para avaliação de sua eficácia e emprego em escala comercial, em culturas de espécies frutíferas afetadas por essa praga, em complemento às demais estratégias de manejo.
O Moscasul é uma parceria entre Embrapa (Unidades Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Clima Temperado), Ministério da Agricultura, ABPM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com adesão crescente de outras instituições e possibilidade de ampliação do escopo para outras cadeias, como pêssego e cítricos.
Comentários