Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Roubo de veículos reduzem ao menor número já registrado no Estado, em julho

por Larissa Macena

Total de 324 casos é o mais baixo em um mês desde o início da contagem.

Foto: Grégori Bertó/SSP

Em julho de 2021, foi registrado o menor número de roubo de veículos no Rio Grande do Sul. Foram 324 ocorrências, o número mais baixo para o período de um mês desde que teve início a contabilidade desse tipo de crime, em janeiro de 2002.

É a segunda vez em menos de um ano que essa marca é superada – o recorde anterior havia sido alcançado em novembro do ano passado, com 376 casos. Em relação ao pico da série histórica, em setembro de 2015, quando 2.126 motoristas tiveram seus veículos levados sob a ameaça de criminosos, o resultado representa uma redução de 84,8%. Os dados integram os indicadores de criminalidade, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública na sexta-feira (13).

Na comparação com julho de 2020, que teve 636 roubos de veículo, o total de julho de 2021 equivale à redução de 49,1% e também é o menor total da série histórica do sétimo mês do calendário. O acumulado desde janeiro também registrou queda, de 45%, passando de 5.503 casos no ano passado para 3.028 neste ano – quase 2,5 mil registros a menos.

A redução recorde passa por uma série de políticas públicas implantadas e aprimoradas a partir do planejamento do RS Seguro, com o foco territorial do eixo de combate à criminalidade. O roubo de veículos é um dos indicadores que recebe acompanhamento intensivo por meio da Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) em todos os 23 municípios priorizados pelo programa. Dessa forma, ao combater esse crime onde ele mais acontece, se amplia a repercussão sobre o índice geral do Estado.

Esse impacto se evidencia nos números de roubos de veículos em Porto Alegre. Em julho, houve 118 casos, uma queda de 59,5% frente aos 291 registros do mesmo mês no ano passado. Dessa forma, só a Capital foi responsável por 173 das 312 ocorrências a menos em todo o Estado, mais da metade.

Fonte: Governo RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais