Alertas e informações: Defesa Civil de Veranópolis realiza coletiva de imprensa
Equipes que monitoram a situação atualizaram as informações dos estragos causados e resgates realizados
Na manhã desta quinta-feira (02), foi realizada uma coletiva de imprensa sobre os desastres causados pelas chuvas em Veranópolis. Segundo o Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, a situação está sendo monitorada e coordenada pelo Vice-Prefeito Thomas Schiemann, a Secretária de Assistência Social e Habitação e responsável pela Defesa Civíl Fabiane Parise, além do Corpo de Bombeiros de Veranópolis. O Prefeito Waldemar não está participando ativamente por questões de recuperação médica. Na cidade de Veranópolis, há 2 ou 3 pontos de alagamentos com menor gravidade.
Resgates: Na quarta-feira (01), com apoio de voluntários e do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, foi possível resgatar mais de 200 pessoas da área da Serra das Antas, sendo que em torno de 100 pessoas foram alocadas no município e estão recebendo o apoio necessário. Durante a manhã desta quinta-feira, elas serão redirecionadas as suas respectivas cidades, conforme a disponibilidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Veranópolis, na quarta-feira, a corporação recebeu o reforço de 4 profissionais de Lagoa Vermelha para auxiliar nos resgates. Devido a grandiosidade de barreiras no local, segue impossível o acesso à região da Serra das Antas sem apoio aéreo. Além disso, foram comunicados resgates realizados em Nova Prata, Vista Alegre do Prata e no momento da coletiva a equipe estava novamente em Nova Prata.
Na manhã desta quinta-feira um helicóptero do Exército, vindo de Santa Maria, realizou resgates em São José da Nona e na Usina de Monte Claro. No decorrer da tarde de hoje, serão realizados resgates na BR-470 pela Serra das Antas, São José da Nona e na Comunidade de Navegantes, pontos críticos do município de Veranópolis.
Acessos e desmoronamentos: A Secretaria de Infraestrutura está tendo dificuldade de liberar as estradas, por conta do difícil acesso de máquinas aos pontos e o risco à vida dos operadores. No início da tarde de hoje (02), foi registrado mais um desmoronamento na BR 470, desta vez no trecho entre a entrada do Distrito Industrial e o trevo de Vila Azul, por esse motivo o trânsito deve ser evitado inclusive na Rua Buarque de Macedo, por dentro da comunidade de Vila Azul. Nas estradas de Santa Bárbara e Lajeadinho. a barreira está energizada e teve queda de luz, portanto, a recomendação é para que as pessoas não ultrapassem as barreiras. As equipes estão seguindo os protocolos da RGE e seguem em deslocamento.
As estradas da região bloqueadas são:
* Estrada de Santa Bárbara
* Sete de Setembro
* Navegantes
* São José da Nona
* N. S. Paz para Santo Isidoro
* N. S. das Dores
* Pompéia
* Glória
* Monte Claro
* São Valentim
* Auxiliadora
* ERS para Fagundes Varela
* ERS para Cotiporã
Áreas de risco: As áreas de risco de desmoronamento são Santo Antônio e Vila Azul. É recomendado que as famílias moradoras dessa região saiam do local conforme as indicações da Assistência Social e equipe de engenharia. Caso não tenham para onde ir, podem procurar abrigo no Ginásio Leonir Antônio Farina. Além disso, o poder público e órgãos de apoio estão disponíveis para auxiliar no deslocamento.
As equipes de assistência de Veranópolis estão disponíveis no CRAS, Ginásio Leonir Antônio Farina, Centro de Convivência Ivo Zanella e em todos os alojamentos.
Comentários