Pesquisa apresenta os fatores de risco para câncer na Serra Gaúcha
Baixar ÁudioForam avaliadas 1007 pessoas com câncer e o mesmo número de indivíduos sem, todos estes atendidos pelo Hospital Tacchini
O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde apresentou na última quarta-feira (28) os resultados de um projeto sobre os fatores de risco para câncer na Serra Gaúcha. O estudo foi realizado nos últimos três anos e aponta quais os tipos de câncer mais comuns para a região, além de apresentar quais os fatores que são determinantes para que a doença se manifeste. Foram avaliadas 1007 pessoas com câncer e o mesmo número de indivíduos sem, todos estes atendidos pelo Hospital Tacchini.
Em entrevista à Tua Rádio Veranense, a biomédica PhD, consultora científica e pesquisadora do projeto, Juliana Giacomazzi, apresentou os resultados. Segundo os dados apresentados pela pesquisadora, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com incidência da doença em homens, já entre mulheres é o Terceiro. Ainda, o estudo mostra que o número de casos nos últimos 15 anos, verificados através de registros desde 2005 tem apresentado crescimento.
O câncer de mama é o mais diagnosticado na região com 311 casos, seguido de colorretal com 147 casos, próstata com 132, pulmão com 89. Os outros tumores apresentaram 328 casos (linfoma não hodgkin, esôfago, laringe, estômago, pâncreas, melanoma, dentre outros).
Para seu desenvolvimento, a pesquisa teve a colaboração de 15 profissionais do ITPS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Confira a entrevista com a biomédica Juliana Giacomazzi em "Ouça a Notícia"
Texto: Cida Cardoso Valna | Tua Rádio Veranense
Comentários