Devido ao surto nacional, municípios da região intensificam campanha de vacinação contra a influenza
A epidemia de gripe que se alastrou por alguns estados do país provocou a corrida da população para tomar a vacina contra o vírus Influenza. Diante da grande procura, secretarias estaduais buscam ampliar neste fim de ano a imunização de pessoas que não participaram da campanha de vacinação, que foi iniciada no começo de 2021.
No Rio Grande do Sul, a vacinação segue disponível nos municípios para todas as pessoas acima de seis meses de idade. No estado, a meta de vacinação não foi atingida neste ano. Cerca de 79% do grupo de pessoas de risco (idosos, comorbidades, gestantes e crianças) foram vacinadas.
Confira como os municípios da microrregião procederão nas próximas semanas:
Cotiporã
Cotiporã manteve a aplicação das vacinas contra influenza aberta até este mês de dezembro, até que as mesmas acabassem. “Nós solicitamos mais cinco frascos, que representam mais 50 doses para que possamos continuar a aplicação nos meses de janeiro e fevereiro”, esclarece a enfermeira da Vigilância em Saúde, Eliane Tibola.
Assim que as doses chegarem ao município, as datas para a aplicação serão divulgadas à toda a comunidade.
Fagundes Varela
Até o momento, o município não possui demanda de pacientes com sintomas respiratórios. Segundo a Secretária de Saúde Fernanda Grosseli, Fagundes teve uma boa adesão da comunidade na Campanha de Vacinação contra a Influenza.
“Mesmo assim, estaremos solicitando algumas doses da vacina contra a influenza para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a fim de disponibilizar aos munícipes que por ventura não tenham se vacinado durante a campanha. Assim que essas doses chegarem ao município, informaremos a comunidade”, afirma.
Veranópolis
Maria Gorete Belini, Enfermeira da Vigilância epidemiológica de Veranópolis, informou que a adesão à vacinação contra a influenza na Terra da Longevidade foi baixa e, por conta disso, a campanha será retomada no município. “Veranópolis teve somente 72,5% da meta de vacinação atendida. Então a partir de segunda-feira (03), a vacina estará disponível para a população acima dos seis meses de idade que ainda não se vacinou”, diz.
O imunizante estará disponível em todos os postos de saúde nos horários das 08h às 16h no Posto de Saúde Central, e nas ESF das 08h às 11h e das 13h às 16h.
Vila Flores
No município de Vila Flores a vacinação será mantida. Segundo a Secretária de Saúde Elenice Pértile, foi realizado um pedido junto à 5ª Coordenadoria para o envio de mais doses para atender à procura pela vacina por aqueles que ainda não fizeram a imunização contra a influenza este ano.
“Não será realizada uma nova campanha de vacinação, somente atenderemos à demanda, pois teremos vacinas disponíveis”, informa.
A campanha de imunização contra a gripe foi lançada em março pelo Ministério da Saúde e deveria durar até julho. Inicialmente, seriam vacinados somente as pessoas de grupo prioritário, mas diante da baixa procura da população, a campanha foi estendida para todas as faixas etárias.
Comentários