“Esse álbum salva vidas”: Hospital Comunitário de Veranópolis promove campanha de doação de sangue
Campanha é destina para toda região de abrangência do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi
Foto: Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi
Ocorrem nos dias 10 e 11 de outubro a Campanha de Doação de Sangue no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi em Veranópolis. O nome da campanha é alusivo ao álbum da Copa do Mundo, com convite para ser uma das "figurinhas" que salva vidas através da Doação de Sangue. O objetivo é a captação de 160 doadores de sangue, sendo que cada doação pode salvar até quatro vidas.
Os critérios básicos de doação são: estar bem de saúde, pesar mais de 50 Kg, ter idade entre 16 e 69 anos, jovens de 16 e 17 anos com formulário de autorização legal preenchido, bem como, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação e não fumar 3 horas antes da doação.
Além disso, existem alguns impeditivos para a doação que podem ser definitivos ou temporários. Nos definitivos estão incluídos, o contato com hepatites após os 11 anos, o uso de piercing na língua ou genitália além de evidências clínicas e laboratoriais de doenças infecciosas como hepatites B e C, AIDIS (Vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, além destas a Doença de Chagas, Malária e hipertireoidismo.
Os temporários são aqueles que podem voltar a doar após um período de tempo, como é o caso dos sintomas gripais, pós-parto ou pós-cesariana, gravidez, amamentação, bem como tatuagem, piercing, acupuntura e micropigmentação.
A campanha não se restringe apenas para o Município de Veranópolis, mas sim para toda a região. Dúvidas ou agendamentos de doação, os telefones de contato são (54) 3441-3744 ou (54)3441-3749. Os horários de agendamento iniciam pela manhã das 09:00 até 11:00 e pela tarde das 14:00 às 16:00.
Texto: Alessandra Bernardi | Tua Rádio Veranense
Supervisão: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense
Comentários