Confirmado caso de Gripe A em Bento Gonçalves
Idosa de 60 anos não havia recebido a vacina, foi medicada e passa bem
A Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves confirmou o primeiro caso de gripe A H1N1 no município de 2019. Trata-se de uma pessoa de 60 anos e que não havia tomado a vacina. O paciente recebeu o tratamento, passa bem e já teve alta hospitalar.
O coordenador das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira, diz que a vacina não exclui a possibilidade de o paciente contrair uma gripe, mas sem dúvida é um grande, senão o maior, reforço à prevenção contra situações mais graves, como neste caso. De acordo com o último boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do dia 25 de maio, neste ano o Rio Grande do Sul tem 37 casos de influenza A e B e cinco óbitos em razão das doenças.
Lembrando que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira. Bento Gonçalves atingiu 85% da meta e Garibaldi já alcançou 86% da meta geral de imunização para o município. Mas a consciência para a prevenção contra a doença não pode parar, já que o objetivo é aplicar a vacina em, pelo menos, 90% de cada público-alvo. Em Garibaldi a vacina está disponível nos postos, mas preferencialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Terezinha, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, para os seguintes grupos prioritários:
- crianças (de 6 meses a 6 anos de idade);
- gestantes;
- idosos (indivíduos com 60 anos ou mais);
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores de saúde;
- professores das escolas públicas e privadas;
- povos indígenas;
- portadores de doenças crônicas;
- população privada de liberdade;
- funcionários do sistema prisional;
- policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
Comentários