Estudo estima 12 casos não notificados para cada contaminado de Covid-19 no RS
Dados da segunda etapa do projeto EPICOVID19 foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 29 de abril
Foto: Divulgação/UPF
O segundo relatório do projeto EPICOVID19 aponta que para cada pessoa contaminada por Covid-19 no Rio Grande do Sul, existam 12 casos não notificados. Os resultados da segunda fase do estudo foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 29/04, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado. Os pesquisadores realizaram mais 4.500 testes rápidos na população de nove cidades gaúchas, dos quais seis tiveram resultado positivo.
Em Passo Fundo, 500 pessoas participaram do estudo. O número de pessoas com anticorpos para a doença pode variar de 15 a 32 mil e a taxa de letalidade está entre 0.14 e 0.8% (baseado no número de óbitos declarados no RS). A nova etapa da pesquisa confirma também a alta transmissibilidade do vírus no ambiente doméstico. Apenas uma das seis pessoas testadas positivo para Covid-19 morava sozinha. Nas outras cinco, foi identificada a presença de anticorpos para o novo coronavírus nos demais membros da família.
No total, foram testados 12 familiares dos quais 75% tiveram resultado positivo. O estudo também mostra que 53% do público pesquisado está praticando o distanciamento social, saindo apenas para atividades essenciais. Já o percentual de pessoas que admite sair de casa diariamente aumentou desde a última fase, passando para 28%. A terceira fase ocorre entre os dias 9 e 11 de maio.
Dados da segunda fase do estudo:
- 4500 testes realizados em nove cidades;
- Desses, 6 testes positivos, o que representa 0,13% da população com anticorpos;
- 1 infectado a cada 769 habitantes;
- Estimativa de 15066 pessoas com anticorpos no RS;
- Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existem infectados reais e 108 notificados;
- Para cada caso notificado no RS, existem ao redor de 12 casos não notificados;
- Letalidade: baseada em casos notificados 3,6%; baseada no total de casos 0,33%.
Comentários