Escolas de Veranópolis reforçam orientação para o uso de máscara a menores de 12 anos
Foi publicado no último sábado (26), no Diário Oficial do Estado, o Decreto de nº 56403 que determina que, para crianças com idades entre seis e onze anos, o uso da máscara passa a ser apenas recomendado. A utilização do item de proteção deve ser supervisionada pelos pais ou por um adulto responsável. A partir dos 12 anos, o uso da máscara é obrigatório pelos protocolos estabelecidos no Sistema 3As de Monitoramento, mecanismo que gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.
A Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann ressalta que o posicionamento técnico em relação ao uso de máscaras em menores de 12 anos segue as melhores evidências científicas, com adaptações considerando particularidades culturais ou regionais.
Com o retorno das aulas presenciais, muitos pais acabam por ficar em dúvida sobre esta determinação. Em Veranópolis, de acordo com o prefeito Waldemar De Carli, em entrevista à Tua Rádio Veranense ainda no sábado, não há problemas envolvendo contaminação pelo vírus nas escolas municipais.
“Temos que pensar que não há mais necessidade, não tem lógica para as crianças pequenas. As professoras percebem o manuseio de máscara que é difícil de controlar, isso faz com que a proteção perca a eficácia e sem esquecer o fato de que é desconfortável para elas”, disse.
A Secretária de Educação, Izabel Durli Menin, comentou que já se vinha trabalhando com a não obrigatoriedade do uso da máscara no município e reforçando a orientação das crianças, mostrando para elas que esta é um ítem que protege e o porquê o seu uso é importante. Ela também reforça que para os alunos do Ensino Fundamental, embora o Decreto não obrigue, o uso continua a ser recomendado.
“Acredito que já passamos por essa fase de obrigatoriedade ou não. Claro, diante de um decreto agora, alguns pais não concordam e a gente respeita. Eu acredito que a gente só tenha a ganhar quando se volta o trabalho para a educação. Fora que tudo o que fazemos nesse sentido sempre tem a orientação da Secretaria de Saúde”, finaliza.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda reforça a importância da vacinação para que haja a redução da circulação de vírus respiratórios. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para esta faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes. A secretaria segue trabalhando juntamente aos municípios para aumentar os índices de vacinação, buscando sempre atingir níveis maiores de cobertura vacinal, além de buscar a conscientização de pais e responsáveis sobre a importância desta proteção.
Comentários