Hemocentro de Caxias do Sul precisa de todos os tipos de sangue
A unidade está com estoques abaixo do ideal
O Hemocentro Regional de Caxias (Hemocs) está com os estoques de sangue em um volume abaixo do ideal. São necessárias doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente do O- (negativo) que é considerado tipo universal, já que pode ser utilizado nas pessoas de todos os outros tipos sanguíneos.
Para equilibrar os estoques o Hemocs está convocando toda a população caxiense que já é doadora ou não a comparecer na unidade e fazer a doação. A assistente social do Hemocs Geovana dos Santos Souza, explica que nessa época do ano os estoques sempre diminuem devido às férias.
Lembrando que para ser doador é preciso ter entre18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos responsáveis) e pesar mais de 50 quilos; Também é recomendado não estar em jejum. evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não fumar duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Quem quiser fazer a doação é só comparecer no Hemocs de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados das 8h até 11h30min. A unidade fica na rua Ernesto Alves, ao lado da UPA Central.
Impedimentos à doação
Temporários: febre, gripe, gravidez, 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, tatuagem e piercing (1 ano), pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Definitivos: hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids/HIV, vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.
Intervalo para doações: mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.
Comentários