Hospital de Veranópolis lança campanha de doação de sangue
Com o temática "Um game salva 4 vidas", a ação será realizada nos dias 24 e 25 de maio
Foto: HCSPL | Divulgação
O Hospital Comunitário São Peregrino Laziozzi (HCSPL) de Veranópolis e o Banco de Sangue de Caxias do Sul lançam nova campanha de doação de sangue. Desta vez, a ação que será realizada nos dias 24 e 25 de maio, tem como tema “Um game salva 4 vidas”.
A campanha faz alusão ao Super Mário, uma vez que, no videogame, você perde vidas, já na doação de sangue, você salva vidas. "O jogo é da vida real e todos precisam vencer! Por isso o nome: Um Game - Salva 4 Vidas", afirma o departamento de marketing.
Existem alguns critérios básicos de doação, confira:
- Estar bem de saúde;
- Pesar mais de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que jovens de 16 e 17 anos precisam apresentar formulário com autorização do responsável legal preenchido;
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e não fumar pelo menos três horas antes da doação;
- Apresentar documento com foto.
Além disso, existem alguns impeditivos para a doação que podem ser definitivos ou temporários. Nos definitivos estão incluídos o contato com hepatites após os 11 anos, o uso de piercing na língua ou genitália; bem como evidências clínicas e laboratoriais de doenças infecciosas como hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária; e hipertireoidismo.
Os temporários são aqueles que podem voltar a doar após um período de tempo, como é o caso dos sintomas gripais (no mínimo 30 dias sem sintomas), pós-parto (90 dias) ou pós-cesariana (180 dias), gravidez, amamentação (12 meses) , bem como tatuagem, piercing, acupuntura e micropigmentação (12 meses).
Em outubro de 2022, foi realizada a campanha “Esse álbum salva vidas”. E assim como no ano passado, a meta é realizar 160 coletas, mas para isso, é preciso ter cerca de 210 pessoas inscritas, pois sempre há casos de desistências e de pessoas que não passam na triagem. Nessa época do ano, os sintomas gripais costumam atrapalhar as doações.
Para esclarecer dúvidas e realizar agendamentos, os telefones são (54) 3441-3744 ou (54) 3441-3749. Neste primeiro contato, a equipe de Humanização do hospital realiza um questionário, a fim de verificar se a pessoa está apta a doar sangue.
No dia das doações serão disponibilizados videogames com o apoio das telas interativas da Digital Way, com jogos clássicos dos anos 90.
Assista aqui a entrevista completa com o diretor do HCSPL, Rogério Franklin da Silva, e com a Presidente do Comitê Transfusional, Elisa Menin.
Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Comentários