Mudança no horário das aulas e a privação do sono em adolescentes
Segundo a Associação Brasileira do Sono, os jovens estão dormindo pouco e o resultado é a queda do desempenho escolar
Segundo estudos da Associação Brasileira do Sono, os adolescentes não estão dormindo o suficiente, o que resulta em queda no desempenho durante as aulas. Por isso, a instituição vai mandar proposta ao Ministério da Saúde para que as aulas do Ensino Médio comecem uma hora mais tarde. A medida é baseada em estudos americanos que comprovam melhora no rendimento estudantil de jovens que iniciam os estudos entre 8h e 8h30min.
Além disso, com o aumento dos aparatos tecnológicos e uso das redes sociais, o tempo de sono diminui cada vez mais e tem levado a uma grande privação do sono, de acordo com o pneumologista e especialista do sono, Eduardo Garcia. Além disso, o especialista acredita que, mais do que uma questão tecnológica, a privação do sono é comportamental: “Iniciar mais tarde é uma ideia válida, mas ela deve ser acompanhada pelos pais se não nós vamos postergar cada vez mais o início das aulas”, explica.
Dormir entre oito e 12 horas por dia, além de proporcionar maior disposição ao longo do dia, ajuda na prevenção de doenças como a depressão e problemas cardiovasculares, independente da faixa etária. Ouça a entrevista completa no link, localizado abaixo da foto.
Comentários